Textura

BellaCor Pinturas - Textura em Paredes
Textura de parede pode ser definida como uma massa usada, principalmente, na construção civil e por artistas plásticos, para dar formas e desenhos diferentes nas paredes.

As técnicas de pinturas texturizadas só chegaram ao Brasil na década de 1990, embora já existissem na Europa como um método de combater a umidade em paredes.

No entanto, no início, as técnicas de textura eram caras e os procedimentos dominados por poucos.

A textura em paredes visa, esteticamente, destacar uma parede do ambiente, de modo que, nas outras paredes possam ser usadas cores neutras, proporcionando um ambiente agradável, ousado e moderno.

Muitas pessoas ainda confundem textura com grafiato, uma vez que, em se tratando de aplicação, finalidade e uso, não há diferenças.

BellaCor Pinturas - Textura em Paredes

A verdade é que, por convenção, tentou-se diferenciar um termo de outro pela superfície mais rústica ou delicada que seus métodos proporcionam.

No entanto, a textura tem grãos de quartzo (minera)l de médios para grandes, enquanto que o grafiato, grãos médios para extrafinos, usados, principalmente, em áreas internas, devido ao seu acabamento delicado.

Apesar disso, tanto um quanto o outro são conhecidos entre os pintores e profissionais do ramo apenas como “Textura de Parede”.

Atualmente, a textura tem sido bastante utilizada para proporcionar um ambiente mais moderno e ousado.

BellaCor Pinturas - Textura em Paredes

Há as texturas mais discretas e aquelas mais acentuadas.

As cores variam segundo o gosto do morador, o ambiente, o cômodo e o estilo de decoração.

Além disso, a textura pode até valorizar um imóvel.

Em sua maioria, a composição é acrílico industrializado com grãos de quartzo, conhecido como massa acrílica rugosa para textura em parede.

O principal componente é a cola, que deve ter boa resistência, impermeabilidade e durabilidade.

Essa massa permite uma variedade de efeitos de acordo com a granulação da textura, ferramentas utilizadas e os métodos de aplicação.

Os efeitos mais populares são esfumaçados, envelhecidos, manchados e aveludados.

Mas antes de texturizar a parede da casa, é muito importante fazer algumas análises que veremos abaixo.

Analisar:

• O tipo de textura preferida;

• O efeito desejado;

• A cor e a combinação de cores que irão agradá-lo.

A aplicação da textura é indicada, tanto para paredes externas e internas quanto para concreto e massa corrida ou acrílica.

A aplicação da textura não é uma técnica complicada, mas exige bastante atenção e prática.

BellaCor Pinturas - Textura em Paredes

Sua aplicação tem ótimo acabamento, secagem rápida, boa cobertura e rendimento, além de permitir uma fácil limpeza por meio de solução de água e detergente neutro, e excelente resistência ao mofo.

A vantagem em usar textura não é somente proporcionar uma ótima estética ao ambiente, mas também garantir a proteção da superfície e sua maior durabilidade.

A diferença entre as texturas e as tintas convencionais está na espessura de suas camadas. Para ter uma ideia, a textura é quatro vezes mais espessa do que as tintas.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/